Um café e um amor, quentes por favor!

Seja bem vindo ao blog, se preferir, deixe seu comentário.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

O futuro está em suas mãos










A campanha DST/AIDS

VíRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA - HIV
É um vírus que ataca o sitema de defesa do corpo, facilitando o aparecimento de doenças. As pessoas que têm o vírus podem viver muitos anos sem desenvolver a doença, mas podem transmitir. Quando alguém se contamina com o HIV não há como eliminá-lo do corpo.
Se você tem dúvida, faça o exame do HIV. Quanto antes a pessoa souber se é portadora do HIV, melhor, pois assim poderá iniciar o acompanhamento médico, diminuindo a chance de ficar doente de Aids.

SÍNDROME DA IMUDEFICIÊNCIA HUMANA - Aids
Quando as defesas de uma pessoa que tem o HIV diminuem muito, ela pode desenvolver doenças "oportunistas" que se aproveitam da dificuldade do corpo de se defender. Quando isto acontece, dizemos que a pessoa está doente de Aids. A Aids não tem cura, mas já há medicamentos muito eficazes que são distribuídos gratuitamente nos Serviços de Atendimento. Toda pessoa portadora do vírus HIV deve fazer acompanhamento médico para evitar a Aids.

POLÍTICA MUNICIPAL DE CONTROLE DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E Aids
- Diretrizes da SMS para acompanhamento de pessoas com HIV
A epidemia de Aids no Brasil teve o primeiro caso registrado no ano de 1981, em São Paulo. No Rio Grande do Sul, o primeiro caso ocorreu em Porto Alegre em 1983. A Política Municipal de DST/Aids foi implantada, em 1993, com o objetivo de planejar e estruturar as ações de prevenção e assistência para a cidade. Porto Alegre, ao longo dos mais de 20 anos da epidemia, apresenta uma prevalência importante da infecção pelo HIV. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde /Política de DST/Aids tem trabalhado com determinação para a prevenção de novos casos e na qualidade de vida para as pessoas que vivem com HIV/Aids e outras DSTs.

CARACTERÍSTICAS ATUAIS DA EPIDEMIA
- Heterossexualização
- Uso de drogas injetáveis
- Atinge a todas as faixas etárias
- Pauperização
- Banalização

PREVENÇÃO
- Programa de Redução de Danos direcionado aos usuários de drogas
- Prevenção da Transmissão Vertical do HIV/Sífilis
- Campanhas Preventivas – por ocasião do Carnaval e em outras datas alusivas, campanhas de mídia, entre outras.
- Parcerias com a sociedade civil e outras instituições para atingir populações mais vulneráveis: profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, travestis/transgêneros, populações em situação de pobreza, entre outras.
- Produção/distribuição de material informativo/educativo para a população em geral e populações mais vulneráveis.
Ads by InfoAd Options

ONDE FAZER O TESTE ANTI-HIV?
CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento são serviços de procura voluntária e anônima, preparados para a realização do exame e a entrega adequado do resultado e encaminhamentos necessários.

COAS/CTA Municipal Paulo César Bonfim - Rua Professor Manoel Lobato, 151 - fone: 3289-4050 e 3289-4108 - segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira: às 9h e terça-feira e quinta-feira: às 13h.
Informações sobre DST/HIV/Aids podem ser disponibilizadas pelos telefones:
Disque Aids (RS)- 0800-5410197
Disque Aids (Brasil)- 0800-611997

CTA Estadual Caio Fernando de Abreu – Avenida Bento Gonçalves, 3722 - Telefone 3336-1883 e 3901-1328 - das 8h às 12h e das 13h às 17h30min

PRESERVATIVOS
Procure sempre o Posto de Saúde mais próximo de sua casa e CADASTRE-SE para obter sua cota mensal de preservativos - gratuitamente. Informação pelo telefone 156.
É composto por três serviços: Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS/CTA), Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS e Assistência Domiciliar Terapêutica.

COAS/CTA (CENTRO DE ORIENTAÇÃO E APOIO SOROLÓGICO PAULO CESÁR BONFIM)
O COAS/CTA realiza aconselhamento e testagem para o vírus HIV. O teste é feito de modo voluntário, anônimo e gratuito. Para testagem, basta comparecer nos horários abaixo e participar do aconselhamento pré-teste. O exame é feito através de uma amostra de sangue, não sendo necessário jejum. O resultado fica pronto em 15 dias úteis.
O centro realiza em média 350 exames mês. Oferece atendimento para soropositivos nas modalidades de psicoterapia breve e grupal. Realiza também atividades extra-muros em escolas e instituições.
Horários de realização de testes :
Manhã: segundas, terças, quintas e sextas-feiras às 9h
Tarde: segundas a sextas-feiras às 13h

AMBULATÓRIO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM DST/Aids – SAE
Localizado no Centro de Saúde da Vila dos Comerciários (antigo PAM 3), na Rua Professor Manoel Lobato, 151 – térreo – telefone: 3230-3048
Transporte Coletivo: Cruzeiro do Sul, Pereira Passos, Santa Teresa e T3.
Hoário de atendimento: 8h às 17h
O agendamento das primeiras consultas são feitos pela Central de Marcação de Consultas, através dos serviços de saúde. Os retornos são agendados pelo fone 3230-3051.
Este ambulatório realiza atendimento multidisciplinar de :
- Doenças Sexualmente Transmissíveis
- Assistência ambulatorial a portadores do HIV ou doentes de Aids
- Crianças portadoras do HIV/Aids
- Acompanhamento pré-natal de mulheres portadoras do HIV/Aids
- Assitência ambulatorial a portadores do vírus HTLV-I
- Adesão ao tratamento
Atividades - O SAE dispõem de uma farmácia para distribuição de medicamentos anti-retrovirais, fornecidos pelo Ministério da Saúde e outros medicamentos usados no tratamento e profilaxia de doenças oportunistas e no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis – DST, que são adquiridos pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria Municipal de Saúde. Neste local, também se faz a distribuição de preservativos masculinos e femininos para os pacientes acompanhados no SAE, tarefa realizada pelos auxiliares de enfermagem.
O Serviço Social do Centro realiza cadastro de carteiras para passe-livre e encaminhamentos para rede de atendimento social da cidade.
Ambulatório de Adesão ao tratamento realiza consulta de enfermagem com foco na adesão ao tratamento do paciente com HIV/Aids, que requer orientação e estimulação constantes.
Ambulatório de HTLV-I, é referência na cidade para os pacientes identificados na rede de unidades, hospitais e bancos de sangue. O vírus HTLV-I é responsável pela paraparesia espástica tropical. O serviço conta com um neurologista especializado no atendimento da doença.
ASSISTÊNCIA DOMICILIAR TERAPÊUTICA A PORTADORES DE Aids (ADOT)
Atende indivíduos doentes de Aids cujo estado físico não permite, temporariamente, a locomoção até um serviço de saúde. A ADOT presta cuidados intermediários entre o atendimento hospitalar e o ambulatorial, através de uma equipe interdiciplinar que conta com enfermeiro, médico, psicólogo, fisioterapeuta e auxiliares de enfermagem.
CENTRO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM DST/Aids



Previna-se: o futuro está em suas mãos.
Créditos: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: